domingo, 21 de março de 2010

Um cara de sorte!

Boa noite, galera!

Semana passada não pude atualizar, estive ocupado planejando minha viagem da semana santa. 15 dias de viagem conhecendo o sul da Espanha (Granada, Córdoba, Sevilla, Cádiz e Algecira) e MARROOOOOCOS (Marrakech, Fes e Tanger) com direito a acampamento no deserto, cumpadi! Vou fazer o primeiro furo nas minhas longas (de tempo) economias, mas com a certeza que será só a primeira! Vou torrar essa porra! hehehehe

Como eu já havia prometido há muito tempo, esse post, finalmente, é sobre a faculdade! Senhores, eis que vos apresento minha faculdade e os arredores dela! Univerisidad de Santiago de Compostela.

Vamos do começo...

Café da manhã é bem mais barato que almoço, lógico. Então, acordo 2 horas antes das aulas começarem (como o dia escurece mais tarde e começa mais tarde também, as aulas começam às 10! É como nossa 8 horas... Em compesação, 14h ainda nem almocei...) e tomo um café da manhã de dar inveja em qualquer americano: Duas fatias de pão, 1 ovo, 2 fatias de mortadela, 1 caneca de leite quente com chocolate, 1 tijela de cereal com leite com leite, 1 copo de iogurte e 1 porção de fruta (alguém que saiba, Kiwi não é fruta tropical?! Porque é MUITO mais barato que no Brasil!). Como moro à 10 min da faculdade, vou na boa, curtindo o momento e com a barriga pesada, satisfeito!





    Se liga aí na República da Universidade!!!

É um caminho muito agradável! Passo pelo auditório, pelo parque... O único foda é que é uma ladeira escrota! Essa cidade é uma ladeira escrota, para todo canto, mas, enfim! No caminho, muitos alunos e, sem sacanagem, parece o CC da Unifor. A galera vai muito arrumada! Não sei se pelo inverno, ou por viadagem mesmo, mas os homens vão de sobretudo! As meninas, então, nem se fala! Mas isso, óbvio, eu não tenho nenhuma objeção! Liiiiiindas... Cabelinho feito, maquiagem, uma meia, saia, casaquinho, sapatinho e, para completar, uma bolsa de lado. Puta merda, até a mais painha fica um charme que só vendo! Infelizmente, não tirei foto. Só dava eu batendo foto da galera, né?! E eu?! Bem, eu vou normal... Calça, camisa, casaco e tênis! Acho que só fui de calça e tênis para UFC no primeiro dia de aula...

 Em um dia comum antes de ir para a aula. P.s. Vão se fuder, todo mundo tira foto no espelho e mais gay que tirar foto no espelho seria pedir para alguém bater uma foto minha indo para a faculdade!

De frente para a faculdade



Os dois lados e a porra da ladeira.

Eu sempre que dava aquela conferida nas universidades americanas ficava babando pelos campus, pelos parques... Ré, cumpadi, não estou fazendo meu doutorado lá (ainda) mas já posso desfrutar de um campus e de um parque. É realmente muitíssimo agradável ir para aula e dar de cara com uma vista dessa. Muita gente tem vontade de tomar sol (quando faz, claro) mas eu não, me dá mais ânimo para estudar (ainda bem, porque se desse preguiça, eu tava fudido já que à noite é IMPOSSÍVEL querer esticar...)





Fala sério, po! É ou não é bonito pra cacete?!

Sim, agora o auditório de Galícia. Para os que quando eu falei que tinha um lago em volta com patos não acreditaram, eis a porva!

O auditório.

E os patos!!!! 

Agora, sim, a faculdade. Como uma boa faculdade de Econimia e Adm do exterior, só tem CEO e Phd aqui. Só pisam no chão porque enfim, é o jeito. Todo mundo quase sempre correndo (tirando o pessoal que fica na cafeteria) com aquela carinha esnobe "sou gay"... Beleza, vai ser legal o Erasmus tirar notas maiores que as deles. Erasmus aqui (e assumo a culpa, como Erasmus) é tido como alguém que quer fazer festa e não estuda nada. Ainda acho que dá para fazer os dois!

O espaço é legal... Tem uma secretaria com pessoas não muito simpáticas na entrada e uma agência do Banco Santander dentro. Esse banco e o Fernando Alonso são uns orgulhos aqui...


 
Vista lateral


Entrada

 

A qualidade das instalações, realmente, é impressionante. Sempre tem gente limpando, arrumando, é bem iluminada e o aquecimento funciona muito bem! rs.





Essa aqui é para o papai que avalia a qualidade dos lugares pelo banheiro. Olha aí, papai, dava ou não dava para entrar descalso?! hehehe

Estou oficialmente matriculado em 5 cadeiras. "Você tá de sacanagem!" acompanhada de uma risadinha é a reação típica de todo mundo. Não, não tô de sacanagem... Apesar de achar que essa é uma experiência que vai muitíssimo além da faculdade, não tive coragem de tirar nenhuma! Para as 3 de finanças, não vai ter a menor possibilidade de eu fazer no Brasil por dois motivos: Os professores de economia, em geral, são muito teóricos e  a faculdade ou oferece adistração, oh, administração, ou economia. Um fala, fala, fala, e sai falando o que qualquer dono de restaurante fala com 3 meses de experiência. O outro exige matemática e estatística para caralho e não sei porquê não mostra a PORRA da aplicação em business... Enfim, Análise e cálculo financeiro, Análise e gestão do risco financeiro, Economia financeira, Economia Matemática e Análise econômica internacional são as cadeiras... Os nomes são pomposos, os professores também. Todos dão aula muito bem vestidos e dois deles sempre de terno e gravata.  
  
Das 5, as minha preferidas são Economia Internacional e Risco financeiro. A primeira tem um assunto muito interessante, e em uma das aulas a gente vai para o laboratório de informática testar as teorias com os dados reais. O professor é a cara do Armínio Fraga! P.s. O Armínio é absurdamente respeitado aqui. Considerado um dos maiores economistas do Brasil e da América Latina. Meu consolo é que na academia brasileira, também.

Laboratório


Economia Internacional


 
 Economia Financeira

Agora a de risco... Velho, MUITO foda! O tema é o meu preferido (mercado de capitais), com uma abordagem que não teria no Brasil, do ponto de vista do diretor financeiro das organizações, e o professor é MUITO foda. Um dos melhores que eu já tive. A forma como ele explica a matéria prende a atenção porque ele faz com histórias que vão se desenrolando e passam por todos os pontos. Evita ao máximo, e mesmo assim, quando é necessário, faz alguma piadinha, deixar a aula muito pesada. "Vocês que saem à noite, sabem que existem perguntas que não se deve fazer porque você já sabe a resposta e está arriscando levar um tapa. Tem que ir com jeitinho... Pois bem, os mercados também são assim." "A proteção total é cara. Então, você deve se proteger das que encerrem suas atividades amanhã. Por exemplo, uma hepatite, é besteira. Você não vai deixar de aproveitar a vida com ela, mas uma AIDS, vai." Porra, tinha muitas outras tiradas dele que eu queria ter escrito mas não fiz. Agora esqueci. Mas enfim, é engraçado ver um professor europeu, de 2 metros de altura, dando aula de finanças com um blaser, fazendo piada para explicar o que é um mercado futuro. Da disciplina, analisa os blocos americano, europeu, asiático e emergente. Sério, muito foda. E é porque é logo depois do almoço, com a barriga pesada...


 
Biblioteca, onde minha bunda tá ficando quadrada.

Outro comentário que eu queria fazer sobre professores é que professor de Economia, seja no Brasil ou na Espanha, sacaneia Administração. Professor de Economia com doutorado nos EUA, se acha o mais fodão. "Para quem não estiver acompanhando a aula, é melhor fazer no curso de adm. O nível tem que ser mais baixo, se não a galera não acompanha." O professor de matemática vendo a cara da galera quando ele explicava um teorema lá... "... ah, é que como eu estudei fora, minha matemática é mais rigorosa." Se colocando como o professor mais fodão do departamento de economia quantitativa... Igualzinho no Brasil! hehehehe. A aula é em galego, o nível realmente é foda, mas só em um mês de aula, eu sinto minha matemática melhor que antes. Se eu queria um desafio aqui, é esse.

Sobre as aulas e os alunos, em geral, outra coisa que me chamou a atenção: Eles falam o tempo INTEIRO! A aula toda conversando e o professor não se incomoda, INCRÍVEL! Mas eu ainda não me acostumei... Vai tomar no cú. Eu fazendo esforço para entnder a língua e a matéria, ao mesmo tempo, e os fila da puta conversando do meu lado. Mas com relação à aula, não dão um pio! É um monólogo do professor. Tô acostumado a falar, interromper, mas não vou dá uma de chato, até porque é mais chato ainda quando é um estrangeiro falando. Então só pergunto mesmo quando é o jeito. Mas isso trouxe um ponto positivo. Exercita meu poder de análise e as perguntas que eu faço, os professores costumam gostar.

Como deu para ver, as salas são muito boas e tem uma estruturação diferente. São fileiras inteiras fixas, muito estranho. Para um sair, todo mundo se levanta...

Finalizando, eu to levando bem os estudos aqui. Estudando direitinho apesar das saídas de quarta em diante. Segunda, terça e quarta, meu amigo, é enfiado com a bunda na cadeira para acumular gordura para queimar na quarta, na quinta, na sexta, no sábado... 6, 7 horas direeeeeeto. Deus queira que eu consiga manter a motivação. Voltei a querer fazer meu mestrado e meu doutorado, porque eu realmente sou apaixonado por Economia. Mas ainda quero o mercado, calma. Só que agora um executivo de banco com phd em economia, briiiiiinca cumpadi! hehehehe. E assim, para manter a dedicação, fica a frase célebre... "Seu nível de conhecimento é diretamente proporcional à sua relação bunda-cadeira"

"Não deixe que o intercâmbio seja só a putaria. Aproveite em todos os aspectos e faça valer mais ainda a experiência. Afinal. você é um cara de sorte!" vou deixar isso escrito aqui como minha resposta à tentação de Erasmus... hehehehe

Falou, galera, tchau papai e mamãe, que eu vou curtir Marrooooooco nesses dias!!!

2 comentários:

  1. Eu aqui imaginando quem deve ter sido esse "Erasmus" que deu nome a essa característica de estudante...kkkkk.
    E deixa de reclamar das ladeiras, que com essa vista no caminho da facul tu nem sente..rsrs. Muito lindo, tudo!

    ResponderExcluir
  2. Maassa, Yuri! Deu uma nostalgia aqui lendo esse post. eheh

    Aproveita aí, velho. Abraço!

    ResponderExcluir