domingo, 18 de abril de 2010

Abra sua cabeça, faça sua mala!

Olá, meus queridos! Depois de muito tempo, venho fazer mais uma atualização...

Estive viajando por 15 dias, e como é de se imaginar, quando voltei, tinha uma pilha de roupa para lavar, uma putaria no quarto para ajeitar e uma porrada de coisa para estudar... Então, era de se esperar a demora!

Mas vamos lá! 

Essa viagem foi muito foda! 15 dias que pareceram uma eternidade, dado a itensidade que foi! Era o dia inteiro andando pelas ruas, uma noite ou outra de festa à noite, vôo, passagem... Meu amigo, nessa viagem, eu utilizei quase todos os meios de trasnporte desenvolvidos pela humanidade: Avião, ônibus, trem, metrô, taxi, navio, camelo e, claro, o famoso pé-dois. Dormimos em aeroporto, estação de trem e de ônibus, na Espanha e no Marracos! hehehe

Saida de Santiago à Madrid!



Chegamos em Madrid, direto para a estação de metrô, que, por sinal, é dentro do aeroporto, de tão grande que é, e fomo bater no centro de Madrid! É realmente impressionante. Alí eu me senti de verdade no primeiro mundo. As ruas, os prédios, as pessoas...

Muitas praças e um museo! ÉÉÉ cumpadi, Yuri não é só funk e pagode, não! heheheh! Museo Reina Sofia, onde estavam expostas muitas obras de Salvador Dali e a principal, Guernica (retratando a guerra civil espanhola) de Picasso. Impressionante! Apesar de que tinham umas obras "modernas" que quando eu tinha uns 5 anos, saía mais bonito e nem minha mãe comprava... Maaaas, tudo bem!

À noite, obviamente, feeesta! Andamos, andamos, andamos até que ficou muito tarde e a gente pegou o final da festa... hehehehe Infelizmente, não aproveitei muito a noite de Madrid. Beleza, ainda volto lá e já sei que vale a pena pagar um taxi! O prêmio de consolação foi a vista da cidade à noite... Uma casquinha aí para estigar a mamãe e o papai a virem! Se liga aí mamãe:

 

Todo mundo MORTO de cansado depois de um dia de viagem, e andando tranquilamente mais de 14 horas (eu mal sabia o que me esparava), advinhem onde nós dormimos! No aeroporto mesmo! hehehehe! Não rolava pagar albergue por causa de 3, 4 horas de sono... Então sabe os guichês onde se faz check-in, onde tem uma esteira que pesa as malas?! Pois é, alí virou cama individual...

Acordamos com um aviso pedindo que, por gentilenza, não dormissem alí... heheheheh

Beleza, não sou daqui mesmo, não vim para ficar, e ninguém me conhece... então, foda-se! Essa frase traz taaaaaanta felicidade para um intercambista, ai, ai!

Chegamos em Granada! Cidade muito charmosa! Os prédios com uma arquitetura diferente por causa da influência àrabe. Realmente, muito charmosinha!

Fomos enrolados por umas ciganas na rua que vieram com um papo de sorte no amor, com uma folhinha, uma leiturazinha na mão, e tcharam: 5 eurito...  ¬¬ e tinha que pagar com alegria pela sorte... Queeee porra de sorte no amor o quê! Eu lá quero essa porra!

P.s. Cupido, fique bem longe de mim, por favor.

Mas rodei, tive que dar umas moedas que estavam no meu bolso!

Fomos ao palácio Mouro. Meu amigo, todos que forem ao sul da Espanha, têm que ir alí. Professores de História, nem se fala! O lugar onde ficavam os prìncipes árabes na época da dominação Moura... Só uma expressão que resume tudo: Puta que pariu!

Festinha à noite, de leve, legalzinha... Prefiro mil vezes as de Santiago. Para falar a verdade, eu amo a noite de Santiago, mas isso é tema para outro dia...


Ahhh, o sol do sul da Espanha... Fiquei com a marca no braço, no rosto... uma beleza!


Catedral.

P.s. As fotos do palácio estão na máquina de outra pessoa, depois eu ponho no orkut.

Outro ponto alto de granada é o bairro cigano! Um sol lindo, uma vista da cidade linda. Um dos raríssimos momentos que ficamos parados, sentados, em um bar... Merecia! Uma cervejinha, lembrei do papai!

Ônibus para Córdoba! Uma das cidades mais antigas da Europa, a principal da região na época romana, sede administrativa do império Mouro na Europa, local de onde Colombo recebeu a permissão e a grana dos Reis católicos para mudar a história da humanidade ou seja, história para contar, essa cidade tem!

Outra coisa muito massa é uma Catedral híbrida. Alí convivem, ou conviveram, 3 religiões: Judeos, muçulmanos e católicos, O resultado é uma arquitetura com as 3 influências, um cheiro agradabilíssimo de insenso, peças arqueológicas...

A história é que, com a retomada da região pelos reis católicos, a primeira obra, claro, foi influenciar a religião. Porém, como a maioria era muçulmuna, criou-se um receio de revolta popular, e portanto, foi respeitada a medina, mas reformada e ampliada para absorver aspectos católicos... Eis o resultado: 

 


Porta de entrada da cidade na época romana. Ou seja, em uma ponte muuuito antiga... haja coragem!


Mamãe ia enlouquecer aqui. Palácio dos reis católicos, de onde Colombo recebeu a permissão!




Ônibus para Seviiiilla!

Meu amigo, essa cidade é fantástica!!!! Uma cidade grande, com ar de pequena, com sol, com cada gaaaaata que puuuuuuuuuuuuuuta que pariu!

A Espanha, tal qual é retrada no exterior (para LOUCURA dos galegos) com o flamenco, o tipo físico, o sol,  as praças, enfim, a Espanha que eu conhecia, vi ali. Eu me senti MUITO na Espanha! Deveria ser ponto obrigatório de turistas... Sério.

Festa logo na primeira noite. Foi massa, mas com certeza a gente não foi para o piiico, pico mesmo. Com todo respeito, tinha muito gay. Não é possível que um lugar com tanta mulher linda tenha tanto gay. Não é possível!

Alí foi onde passamos também o maior perrengue. Tínhamos aproveitado um vacilo do albergue para cancelar a reserva e aproveitar para ficar em um mais bem localizado. Pois bem, depois da primeira noite, simplesmente todos os albergues que a gente ia, estavam lotados. Detalhe, a cidade estava intupida de gente na rua por causa dos desfiles da semana santa, um sol, as mochilas, meu amiiiiigo... Ali, sim, foi adrenalina. Mas no fim deu tudo certo! hehehehe







Uma coisa que me impressionou muito foi o modo como as pessoas estavam vestidas. Rapaz, absolutamente todos os locais estavam muito bem vestidos. Terno e gravata, vestido longo... Sem sacanagem. Uma cultura de semana santa impressionante. As ruas intupidas! Muuuito massa! Pena que eu tenha esquecido de carregar a foto para o blog. É que demora muito e agora deu uma preguiça da porra depois de tantas fotos... Mas vai estar no orkut.

E agoooora, Marroooooocos!!!

Fomos até Algeciras na Espanha, pegamos um navio e fomos bater no Marrocos, cumpadi!

Uma reunião tensa com as menias. Regras claras: Nada de embassar em banheiro, albergue, caminhada, ou ficariam. Manda quem pode, obedece quem tem medo de ser sequestrada! hahahaha

Trocar euros por dirans, e em questão de minutos tínhamos tanto dinheiro! =D

Chegamos, batemos umas fotinhas, fomos dar uma volta pela praia e na volta, o poder da globalização: Jantar no McDonalds assistindo UEFA! hahahaha

 

Agora falando sério, vou dizer de uma forma bem direta: só sabe o que é um choque cultural quem recebe.

De nada adiantou um ano como VP da AIESEC, todo dia falando de intercambio, de choque cultural, de sensibilidade cultural... meu amigo, sabe o que é você dar de cara com um país completamente diferente de tudo?! Que fala uma lingua que tu conhece, nem faz idéia, e tem que se virar para achar albergue, pegar taxi, comer...

É com uma certa vergonha que eu reconheço. Reconheço que passado a empolgação da chegada, comecei a me irritar com as ruas estreitas com cavalo, moto, bicicleta, carro, gente andando nos dois sentidos... Com a falta de sinais de transitos nas avenidas, em ter que, literalmente, atravessar as ruas correndo, a ter pessoas o tempo inteiro pedindo dinheiro, tentando te ajudar "ajudar" para depois pedir dinheiro, com o teclado em árabe ou configurado em francês... Em saber que vou pagar 60% a mais no taxi por não saber os lugares, a lingua e parecer e ser extrangeiro.

A me irritar com pessoas do próprio grupo com maior facilidade por querer/não querer comer, andar mais/menos, ir a esse ou aquele lugar... Enfim, testar tudo que eu dizia na AIESEC... E a teoria é muito diferente da prática. Até que finalmente, as hooooras de trabalho nessa organização me serviram, e eu fui me acalmando e recebendo melhor as inúmeras situações de teste...





E fomos para o deserto!!!

Um dia inteiro de viagem em uma van para chegar, andar mais uns 40 minutos de camelos, jantar, frescar, "dormir" e ir embora para mais 1 dia de viagem. Mas valeu a pena demaaaaaais! Histórias para contar, para rir depois para censurar aqui...




Dá uma sacada na inglesinha do meu lado... Ai!




E talvez o nascer do sol mais bonito que eu já vi...


E então fui começando a receber melhor tudo aquilo, e a aproveitar infinitamente mais a viagem!


Lugar de onde foi gravado parte do filme O Gladiador.


Parece brincadeira, mas acontece...Essa foto, com essa camisa é muito simbólica. AIESECO, 17 intercambios não foram para jogar no lixo!!!!

E guardo para o final as fotos mais bonitas, mais simbólicas, pelo menos para mim... E tudo que eu passei valeu para gostar e curtir mais que o "normal" o que é um choque cultural!







Abra sua cabeça, faça sua mala!

Um comentário:

  1. Caralho Playboy, irado viu. Aproveitando bastante a viajem mesmo. Saudade meu velho, quando voltar sei que vai ta cansado, mas as festas aqui não param. Boa sorte aê mano. Abração

    ResponderExcluir