sábado, 28 de janeiro de 2012

Senta e escuta; calado.

Dessa vez, eu vou começar diferente. Assiste primeiro esse vídeo. http://www.youtube.com/watch?v=qXdSuZPj46Q É longo, mas vale à pena. Ele traz praticamente tudo que eu penso e consegui assimilar.

Sentiu a humildade e simplicidade do cara? É impressionante como pode um lutador estar onde ele está e, ainda assim, conseguir ter essa humildade e simplicidade.
Uma das muitas características que eu herdei, gostei e cultivei é a vaidade. Relendo os posts, é incrível como eles são carregados dela. Por mais que seja minha opinião, meus pensamentos, não precisava... Sei lá. Boa parte da motivação em passar, vinha do quê escrever, de gritar o quanto eu fui foda, de esfregar que quem me prejudicou ou tentou me puxar pra baixo, se fudeu e agora ia ter que engolir minha alegria. Passou e quem teve que engolir alguma coisa, fui eu. Criei no meu mundo mais uma expectativa (pesada) e que, claramente, só me atrapalhou; não acrescentou porra nenhuma!
De uns tempos pra cá, tenho tido experiências de ensinamento de humildade. Parece que foi Einstein que disse que existem dois tipos de pessoas: as que não acreditam em milagres e as que vêem milagres em tudo; eu sou desse segundo grupo. No domingo antes da prova, fui na igreja me carregar e esperava ouvir um sermão “útil”, algo do tipo: Deus está com você, não tema, tenha fé, coisa assim... Mas não, o tema foi humildade. “Po, nada a ver, não entendi o que Deus quis me dizer...”.
Guarda isso e vamos seguir. A UFC conseguiu manter a média de 1 aluno nas TOPs por ano, e deixa eu te dizer que não foi nenhum dos “fodões”. Quem mais carregava a aura de excelente aluno foi, um a um, ano a ano, dando aceite no CAEN. Quem entrou, foi um dos caras mais humildes e simples que eu tive o prazer de conhecer. “Po, cara, quem dera eu pudesse me dar ao luxo de passar o dia estudando”; essa frase dita por ele, batendo papo na rua para ir para casa de ônibus, quase 10 horas da noite, não sai da minha cabeça. O cara trabalhava 8 horas por dia, e depois disso, é que ia estudar até de madrugada. No outro dia, acordava cedo para trabalhar 8 horas, e depois disso, é que ia estudar até de madrugada. No outro dia, acordava cedo para trabalhar 8 horas, e depois disso, é que ia estudar até de madrugada. No outro dia... Porra, esse cara que é foda! Depois disso, de ter o dia inteiro pra estudar (descansado!), ir comprar pão de carro e dormir de ar-condicionado, e, ainda assim, não entrar, eu nunca mais vou conseguir me achar foda. Acho que tive muita sorte em potencial e oportunidade, mas por mais que, um dia, quem sabe, eu vá fazer o PhD em Marte, ainda assim, tem muita gente com uma história muito mais bonita (e impressionante) que eu posso conseguir. E se contentam em dizer: “O bacana da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história”, só isso. Porra, uma aula. Senta e escuta; calado. Meus sinceros parabéns e obrigado ao Valdemar Neto.
Agora junta os dois parágrafos. É uma pena se ainda parece coincidência.

Um comentário: