quinta-feira, 20 de maio de 2010

Há males que vem para o bem

Fala, galerinha...


Depois de um post meio atípico, volto ao objetivo do blog: falar do que eu sinto e, quem sabe,sentir de novo, tempos depois, o que eu sinto agora.

Deveria começar respondendo ao comentário do papai. Mas não. Tenho medo que corte o meu clima e eu deixe passar alguma coisa.

Começar por um overview das últimas semanas.

Voltei à Portugal, mais exatamente à Coimbra! Fui à maior festa universitária dos nossos irmãos: Queima das fitas!*

*Os universitários utilizam no traje uma fitinha que indica o curso deles. Nessa festa, no último ato, eles queimam essa fitinha em um ato simbólico.

Rapaz, uma FESTA de formatura! Primeiro dia, show do Shaggy (que a gente burro, tapado, perdeu por chegar atrasado. Detalhe é que já estávamos em Coimbra!!! Burrice mesmo...), musica eletrônica... Sinceramente, peço desculpas aos lusitanos pela imagem que eu tinha das suas chicas. Todos esqueçam a imagem bigodudinha das portuguesas! ESQUEÇAM! São absolutamente GATAS! Juuuro! A maior concentração de mulher bonita por metro quadrado. Para todos os lugares que tu olhasse, uma gata. Sem sacanagem!

Segundo dia, mesma beleza. Agora, show da Daniele Mércuri (sei lá como se escreve). Nunca gostei tanto dela... Mas também, saudade das musicas, da língua, MORTO de embreagado! Antes de ir, como em Fortaleza, aquele esquenta no carro, com o som ligado, tocando muido, bebida no capô, pose de playboy... É isso mesmo!

Último dia. Domingo. Todas as turmas projetam um carro que lembra os carros alegóricos do carnaval do rio, salvo as devidas proporções. Carros decorados, com frases, em que iam todos os formandos, todos chapaaaaados, DISTRIBUINDO bebida de graça! Cerveja, vodka, tudo... Todos os carros. Como alguém falou: “eles são malandros. Fazem a cidade gostar deles e depois podem fazer o que quiserem nas ruas!”. Fato. Era a galera fazendo mo PUTARIA em cima dos carros, e na calçada, sentados com banquinhos, um monte de velhinho, senhora, coroa, ex-professores... Rindo, achando tudo lindo! Ai, ai...

Gostei ainda mais de Coimbra. Apesar do meu albergue ter sido um Peugeot 307 preto.

Mas burro, não peguei de noooovo o broche! Deixa para lá...

Quarta passada aproveitei o feriadão galego e me mandei para Alicante. O plano era Alicante e Ibiza, mas era absurdamente caro ir de barco para Ibiza. Fica para a próxima (que tem que existir!!!)

Suuuuper de boa, só na praia, relaxando, tirando o atraso no sol, conhecendo uma ilhazinha perto, só Love no albergue... Bem relax.

Comentários: Bonita. Uma orla cheia de iates, uma avenida bem enfeitada, com palmeiras... No domingo era fechada e a avenida (e a praia) bombou!!! Cheio de gringo, galera fazendo topless na maior... Até que eu pensei que ia me chocar mais. Mas depois de Marrocos, meu amigo, nada mais me choca!

Agora, a essa sensação.

Porra, tá acabando. Tá acabando. Tá acabando...

Uma sensação que eu não conheci o bastante da Espanha. Que eu não saí o bastante. Que eu poderia ter feito mais... Como? Não sei. Só a sensação.

Tenho o finalzinho dessa semana (com um trabalho sobre os efeitos das exportações de capital sobre os salários para apresentar amanhã). Tenho a próxima semana (toda voltada para estudar e utilizar as tutorias dos professores para os exames da outra semana). Uma semana de provas e “acabou” Santiago para mim.

Dia 8 me mando para Paris e começo meu mega mochilão pela Europa. Planejado: Paris, Oslo, Bruxelas, Amsterdan, Londres, Dublin, Edimburgo, Veneza, Roma, Barcelona, Berlin, Viena, Praga e Budapest. Mais uma noite em Santiago e tchau sonho bom.

Tchau morar só, andar a pé, voltar sozinho de madrugada. Tchau espanhol, inglês, mímica. Tchau aula, faltas, acordar às 9. Tchau dormir tarde e acordar tarde, estudar porque quer, quando quer. Tchau passar o dia agarrado na cama, catedral, zona velha... Tchau.

Foi um dos melhores períodos da minha vida.

Tem um ditado que diz que há males que vem para o bem. Tem a minha estranha mania de pensar que tudo tem um porque premeditado. E eles se juntam assim:

Antes do DD

“Cara, faz tempo que eu não namoro. Ela é exatamente como eu sempre gostei e ainda é da AIESEC. Ou seja, se eu quero namorar, ela é a melhor opção.”

Depois da festa embriagado

“Quer namorar comigo?”

Não que tenha sido exatamente um mal. Não quero ser grosso, nem tampouco fazer média. É apenas uma expressão para o que, como um furacão, me tirou do meu planejamento, do meu foco e objetivo, e me trouxe para cá. Longe do prêmio de auditoria, longe da presidência da AIESEC, mas extremamente feliz.

Parece que a única função foi essa. Durou o tempo absolutamente necessário para decidir, enquanto voltava para casa dirigindo na BR, investir na possibilidade de fazer o intercambio. O resto todo mundo conhece. Sinceramente, eu hoje não sei quanto da decisão foi dos vários motivos descritos em um email gigante para a AIESEC, quanto foi pela única e exclusiva razão dela fazer esse intercambio (e nem era para Santiago!). Não tenho certeza se os motivos foram reais ou desculpa, do antes absolutamente focado e gelado Yuri. Eu nunca ia admitir que era por ela, e, por isso, não sei se realmente não foi.

Mas, sinceramente, não tem a mínima importância agora.

E olhe que eu tive a oportunidade de terminar bem antes, e em 99,999999% de certeza, eu terminaria. Decidi terminar. Levantei para dar um abraço. Não terminei... Por que? Não sei. Mas se tivesse, com certeza teria enviado minha postulação e hoje estaria ou como LCP ou como VP, e não aqui.

(Será que agora eles estão em reunião? Uma reunião que muito provavelmente eu estaria... E agora passa uma cena de filme na minha cabeça. Na mesma tela, duas situações em paralelo. Eu aqui, sentado escrevendo, e eu em Fortaleza, na casa do Lima, discutindo na reunião...)

Há males que vem para o bem e parece que a única função foi essa.

E hoje, o choro copioso depois de um depoimento sobre liderança no segundo DD, mudou de lado. Algo absolutamente fora do meu planejamento, se mostra importantíssimo para me devolver um pouco de paz de espírito, de calma. De férias de tudo.

Algo que atrasaria minha carreira, já não faz tanto sentido. E o “velho” de 20 anos tá mais novo com 21.

E ai? Desisti de ser LCP?! De maneira nenhuma... Quero tanto (ou até mais) que antes. Vivi o objetivo tão nobre da AIESEC que, as vezes, se perde na busca pelas metas: O poder de entendimento entre os povos que um intercambio tem. Além do número, é a vida de uma pessoa em jogo, vida que muda para sempre. E quem sabe o que ela abriu mão para fazê-lo? Eu que o diga.

Penso no meu speech quase todo dia. Mas quero surfar, aprender a tocar violão, estudar até a bunda ficar quadrada e passar o dia agarrado na cama. Antes de um executivo de sucesso (e isso me motiva pela felicidade e satisfação que me traria, não só pelo dinheiro), um pai feliz. Em paz. E quem sabe a loucura de ser LCP talvez me incline à carreira acadêmica, se não me fizer feliz.

Por falar em fora do planejado, o que você acha da filhadaputa da sensação de que eu vou sentir saudade da gringazinha?! Justo quando o intercambio ta acabando...

Passei quase 24 horas na cama. Levantei para almoçar, para terminar o trabalho, mais nada. E o pior, não foi por uma menina, foi por ela. E isso faz diferença.

Para lembrar depois: http://www.youtube.com/watch?v=p62rfWxs6a8

E o meu amor platônico?!

Para mim, ele é platônico. E vai continuar do mesmo jeito como antes, até que deixe de ser real para um ZÉ MANÉ daí. Ou não... Tô começando a deixar de planejar essas coisas. Aceito que sou péssimo para isso.

Do mais, tô bem.

E agora, assistindo pela internet às 3 da manhã, vamo mengoooooo!!!

2 comentários:

  1. Yuri tocando o terror! Tu devia dar um jeito de ver a final da Uefa em Madri, po :(

    Quem eu vejo todo santo dia é o Pedro, aquele teu amigo ex-cabeludo. Ele sempre pergunta pelo "playboy"...

    Cara, imagina aí a importância que esse intercâmbio vai ter pro teu currículo. Cargo top na AIESEC, ou seja qual canto for, vai chover, meu amigo. E pra vida... bem, acho que tudo isso que está escrito aqui demonstra que o o Yuri que recepcionaremos no Pinto Martins é bem diferente daquele que partiu no começo do ano.

    E tua vida anda tão cheia de aventuras que contar as desventuras do meu humilde estágio não tem nem graça.;. uieahuaiehae

    Saudade, sofredor.

    ResponderExcluir
  2. esse post me fez a pessoa mais feliz do mundo. =D
    no próximo cara a cara eu te explico o motivo. ah, cê sabe...

    p.s.: aaah, e nao esquece de ir na casa da camille claudel e fotografar tudinho pra mim!

    ResponderExcluir