quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Minha bandeira e os broches

Olá! Não, não aconteceu nada de mal comigo, apenas estive muito ocupado com a vida de intercambista e de estudante de curso intensivo de espanhol. Agora que minhas provas acabaram, pude caprichar de novo no almoço e passar o dia vagabundando. Acabei assistindo ao especial da globo sobre claudinho e bochecha (outro dia eu falo disso) e de saber que o Flamengo foi eliminado... Ok, vamos lá.

Quero começar dizendo que meu espanhol está evoluindo de forma bem satisfatória. Até pensei em passar a fazer os posts em espanhol para treinar mais, mas não. Isso aqui é uma das coisas que me liga ao Brasil, então vou continuar escrevendo em português.

Bom, durante esse tempo que fiquei sem escrever aconteceu bastante coisa, claro, de forma que não será possível escrever tudo que eu gostaria. Então vou me dedicar às minhas primeiras viagens! Sim,  Yuri em viagens pela Europa.

No sábado da semana passada (sem ser a do carnaval) fiz minha primeira viagem aqui. Fui com mais umas 20 pessoas à A Coruña, uma das cidades mais importantes da Galícia, que se destaca pelo porto e pela produção de pescado. Uma cidade litorânea, com uma orla muito bonita e um pedaço da praia com areia.

Voltando à viagem em si, saimos de Santiago e fomos até lá de trem, e já começou aí a novidade: Viajar de trem. Até gostei, mas nada de "Oooohh meu Deus". O caminho era bonito, a viagem durou uns 40 minutos, foi confortável, enfim... Do que eu gostei mesmo foi do pessoal. De quase 20 pessoas, tinha gente desde a Finlândia à Hungria e só eu de brasileiro. Passei o caminho todo conversando, em espanhol, embora a lingua de socorro seja o inglês, sobre tudo desses países. Curiosidades, costumes, o que conhecer, ensino, governo... Não com todos, claro, mas com os que pude. Troquei umas palavras com uns alemães e sei, por exemplo, que eles estudam 3 meses e os outros 3 meses do semestre trabalham na Empresa conveniada com a Universidade (Mercedez-Benz, IBM, Bosch... Naaada mal, né?), ou que eles realmente sentem muita vergonha do passado nazista e não gostam nem um pouco, com razão, de carregar o fardo feito por uma geração que não foi a deles. O welfare state na Finlândia é algo ainda muito forte. Uma das meninas teve todas os exames, vacinas e remédios pagos pela Universidade. Não compram livros para a faculdade. Têm um seguro desemprego muuuito generoso. Claro, tudo isso bancado por impostos altíssimos, um déficit orçamentário gigante e muita intervenção estatal, mas isso não vem ao caso aqui. Sair com um mapa de uma cidade desconhecida, em uma lingua diferente, com 20 pessoas de culturas diferentes, tendo que entrar em acordo sobre o que visitar, negociando todos em espanhol ou inglês. Relações internacionais, meu caro. Aqui algumas fotos.

Sim, é mulher para caralho! Em Santiago há uma chuuuuva... AI!Representados: Alemanha, Áustria, Brasil, Finlândia, Grécia, Hungria, Polônia, Rep. Checa e Suécia. 

 Obviamente, procurando o caminho pelo mapa.  

Sobre a cidade, gostei mais ou menos. Não foi essa coisa toda, não. Mas gostei para CARALHO do farol. É o símbolo da cidade, um farol construído na época dos Romanos que foi restaurado e está ativo até hoje. Havia uma rosa dos ventos, de onde me localizei e mandei um beijo para a mamãe, e uma pedra protegida com uns escritos romanos!!! Muuuito irado! E no final do dia, depois de passar mais de 10 horas andando pela cidade, todos exaaaaustos!

Em um rochedo embaixo do Farol 
Um pouco da orla
Na parte velha da cidade. P.s. Repare que corno é universal...
Finalmente, o farol. 
Já na estação de trem para voltar. Nunca andei tanto!!! 

"Rá Rá Rá, se fudeu, Yuri! Perdeu o carnaval do Brasil..." É, não estava no Brasil... mas ganhei outras coisas bem interessantes... hehehehe 

Carnaval em...... PORTUGAL!!! Mais 20 pessoas, em dois grupos de dois carros cada. Não vou mais repetir que foi gente do mundo todo, a partir de agora, se eu não falar nada, deixa subentendido que tinha muito(a)s gringo(a)s. Roteiro: Santiago-Porto-Lisboa-Sintra-Coimbra-Santiago. Viagem de ida super tranquila (não tem o trema), paisagem liiinda (casas bem cuidadas por todo o tempo, vinhedos, montanhas...) e uma estrada perfeita (também, pudera! Pagamos uma noooooota de pedágioS). Quase chegando, um "problema diplomático"... As filandesas estavam no carro comigo, guiado por uma brasileira. Assim como os alemães, que tinha um representante no outro carro, dirigimos com pouca distância entre os carros, mas para elas aquilo era um absurdo. Então, quando a distancia ficou pequena e a velocidade dos carros alta, elas deram um grito de medo que causou susto, grito e choro na motorista... La vai o Yuri, membro da AIESEC, mediar o conflito causado unicamente por DIFERENÇAS CULTURAIS... Muito irado! hehehee!

Chegamos em Porto já à noite e fomos direto para a casa de praia de um conhecido de uma das meninas que viaja com a gente. Lá, fomos a um barzinho, cantamos karaokê (Oh, mila - Netinho. Vira-vira - Mamonas Assassinas. Arakêtu... Sim, Portugal toca muuuita música brasileira) e fizemos a festa no barzinho da praia!!! Tiramos várias fotos, pena que ainda não me passaram, mas logo que passarem e eu tiver saco, atualizo no orkut. Só para se ter uma idéia, eu tirei uma foto do catálogo de músicas que tinha.... BORBULHAS DE AMOR do nosso Fágner!!! Além de garçon do Reginaldo Rossi!!! hehehehe 

Parte da festa do pijama depois do bar. Regado à tão famosa brincadeira de beber EU NUNCA! Em versão internacional "I've never". 

Acordamos cedo (meio dia) e fomos conhecer alguns pontos de Porto. 

Patrimônio Histórico da Humanidade protegido pela UNESCO.

Rumo à Lisboa! 

Chegamos à noite também e fomos direto para o albergue, todos mortos! Cozinhamos um macarrão com sal que naquela fome estava uma delícia e cama para o outro dia! Fomos aos pontos turísticos de Lisboa que realmente é fantástica! Muito bonita, bem mais que as outras, embora não fomos a nenhum vinhedo em Porto e Sintra ser muito bonita também. Lisboa cheira história, as grandes descobertas, o monastério, a praça, as estátuas... Enfim! 



Na Praça em frente ao Monastério e à Torre de Belém.



Embora não seja possível ver a torre, eu estou nela. P.s. Gaiato, claro, não perdi a oportunidade de ganhar uns pontinhos com as chicas... Mais tarde deu resultado, aguarde!

Como se pode ver, infelizmente não estou com muitas fotos disponíveis... Logo, atualizo no orkut. 

A noite em Lisboa foi muito boa!!! Acabamos em bar do centro que estava tocando samba para comemorar o carnaval... Aí o quê que o Yuri fez?! Claaaaaro que deu uma de ótimo bailarino e dançou com as gringas! No finaaaaal da noooooite, já no albergue... Minha primeira griiiiiinga!!!! Eleanor, a inglesinha linda e tímida... Bem, não estava tão tímida assim! Aquele sotaque britânico (Perfect, Harry Poter, better...), o jeito gringo de falar "gigante" (é muito lindinha falando isso. Ela já estudou um pouco de português), um sorriso lindo, uma booooca e esses olhos que PUTA QUE PARIU! Definitivamente, a mais gata de todas da minha vida! Definitivamente, eu me garanti!!! hehehehehe... E o melhor... queixei em espanhol e inglês, réééééé! 

 Mamãe e papai, eis que vos apresento sua primeira (de muitas, espero) nora gringa! 




Bom, voltando...

 De Lisboa fomos a Sintra, uma cidadezinha perto que tem um palácio real e um castelo do tempo dos mouros. Bom, o palácio é muito bonito, realmente, mas o mais foda foi o castelo dos mouros! Como dá para ver, sempre fui apaixonado por história, principalmente de batalhas, história antiga, e ver aquele castelo bruto, tão antigo, subir nas torres, ver o sistema de abastecimento de agua e comida contra cerco, saída de emergência, aquelas pedras imensas, as estratégias de batalha de um povo que era excelente guerreiro traduzidas na arquitetura (Portas baixas, acesso em subida, Pedras...) foi tudo muuuuuito foda! Foi o que eu mais gostei em Portugal inteiro. Pena que só eu... hehehe. Fui o primeiro a chegar e o último a sair. Tirando o frio do cacete que fazia, o perrengue com meu cartão, foi perfeito! MUITO! 

No caminho à Coimbra, paramo em um povoado para ver o carnaval, que acabamos não assistindo, e comemos Mc`Donaldas...  

Até que chegamos, mais uma vez, à noite. Mas dessa vez, nada de dormir... Fomos direto para a noite em Coimbra! Que por sinal é iradíssima!!! Outra cidade típica de estudantes, não podia deixar de ser assim. Finalmente, um bar que não tocava música brasileira, embora o nosso segundo tocasse, com um drink de café, canela e outras paradas lá, muuuito foda! Pena que caro... 5 euros! =T 

Acordamos, fomos visitar a universidade, que nem é essas coisas todas e um museo das ruinas de uma antiga construção romana. Era uma estrutura que servia de suporte ä um Fórum romano. Construção de mais de 2000 anos, alí, nos meu pés. Inscritos romanos, estrutura de ventilação e iluminação, armazenamento... O melhor de coimbra, tirando a noite, claro. 

Agora era estrada! Motoristas cansados, cochilando quê que acontece?! 

Calma mamãe e papai, eu já voltei, já estou em casa perfeitinho...

Yuri volta dirigindo um mercedez-benz de Coimbra até Santiago, pelas estradas iradíssimas da Europa durante 4 horas! Muuuito show, que carro do cacete!!! 

Bom, é isso! Finalizo meu post gigante com a sensação de ter contado o mais importante! 

Quanto ao título, essa bandeira que aparece em algumas fotos está sendo enfeitada com broches das cidades que eu visito. Tomara que volte cheia! 

Abração! 

4 comentários:

  1. Porra, dirigir um Mercedão deve ser foda, hein.

    E quanto ao trema, nem se preocupa, ele morreu mesmo...

    E te garanto: mesmo se tu não tivesse ido pra nenhum carnaval aí, tu aproveitaste mais que a gente.

    Abraço, fregues do bostafogo

    ResponderExcluir
  2. yuri dançando araketu na europa. hahaha.
    adoro demásss.

    abraço,querido.
    saudades imensas de vc.

    ResponderExcluir
  3. o cara ta todo play de oculos escuro.
    hauhauaauhauha....
    tomara q teja dando tudo certo ai meu chapa.
    bruno.

    ResponderExcluir
  4. mó paia essa tua viagem. já fui em caucaia 4 vezes :P

    ResponderExcluir